quarta-feira, 26 de março de 2008

Os dois corações




"Dar-lhe-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne de pedra e lhes darei coração de carne..." Ezequiel 11.19


São dois corações do nascido do espírito: o de natureza humana e o espiritual.

O coração humano é aquele velho conhecido que tem guiado a pessoa de acordo com seus sentidos: a visão, o olfato, a audição, o paladar e o tato... Também chamando coração de pedra, ele facilmente corrompe e tanto engana seu dono como as demais pessoas que o cercam. Os olhos e ouvidos são os principais acessores do coração humano. As decisões deste sempre são influenciadas segundo seus conselhos.

Já o coração espiritual é novo, tem nova visão e nova audição; seus sentimentos são os de Deus. Ele é a fonte da verdadeira fé, do verdadeiro amor e da verdadeira esperança. O novo coração bate segundo o coração de Deus, porque é o coraçao da fé!

Coração de carne substituindo o de pedra; é nele que o Espírito Santos habita, e por meio dele ensina, orienta, encoraja, deposita a fé sobre natural enfim sustenta a alma. Ee é a mente de Cristo em nós!

"Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne". Ezequiel 36.26

O coração de pedra se caracteriza pela dureza ou frieza em relação à mensagem escrita de Deus. A pedra, como um mineral sólido, não se transforma naturalmente, salvo por um impacto. Deus tem permitido que os impactos da vida venham mudar nossa maneira de pensar e agir em relação a Ele.

A linguagem usada pelo Senhor diz respeito ao caráter insensível diante da mensagem divina.

A fé sobrenatural nos conduz a emoções (divinas), mas as emoções nunca nos levam a fé.

Nenhum comentário: