sexta-feira, 1 de agosto de 2008

As três peneiras





Olavo foi transferido de projeto, logo no primeiro dia, para fazer media com o novo chefe, saui-se com esta:
- Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva.
Disseram que ele nem chegou a terminar a frase, Juliano, o chefe, aparou:
- Espere um pouco, Olavo. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
- Peneiras? Que peneiras chefe?
- A primeira, Olavo, é a da verdade. Você tem certeza de que esse fato e absolutamente verdadeiro?
- Não. Não tenho não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram. Mas eu acho...
E novamente Olavo é interrompido pelo chefe:
- Então sua historia já vazou a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira que é a da bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
- Claro que não! Deus me livre, chefe – diz Olavo,assustado.
- Então, - continua o chefe – sua historia vazou pela segunda peneira.
- Vamos ver a terceira peneira, que é a da necessidade. Você acha mesmo necessário ma contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante?
- Não chefe. Passando pelo crivo dessas peneiras, vi que não sobrou nada do que eu iria contar – fala Olavo, surpreendido.
- Pois é, Olavo, já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras? Diz o chefe e continua:
- Da próxima vez em que surgir um boato bobo por ai, submeta-o ao crivo destas três peneiras:
Verdade
Bondade
Necessidade.
Antes de obedecer o impulso de passá-los adiante porque:
PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDEIAS,
PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS,
PESSOAS MEDIUCRES FALAM SOBRE PESSOAS.

Pense nisso antes de sair por ai fofocando sobre as pessoas!

Nenhum comentário: