Você não está vivo por acaso! Muito antes de o universo ter sido criado, Deus já tinha um plano para você. E os propósitos que ele tem para sua vida vão muito além dos poucos anos que passamos neste mundo. Você foi criado para viver eternamente. Você foi criado por Deus e para Deus e, até que compreenda totalmente essa verdade, a vida jamais fará sentido.
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Dádivas de um Pai amoroso
“E de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma benção. Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as nações da terra.” Gênesis 12.2-3
As benção de Deus são profundamente distribuídas a todos os que o seguem. As bênçãos não são simplesmente a recompensa por uma vida correta, mas especialmente dons de um Pai amoroso. As bênçãos d’Ele não servem para medir quem nós somos, mas sim quem é Deus. O senhor promete bênçãos pessoais para aqueles que o seguem em obediência e exorta seu povo a ser uma benção para outros.
Precisamos refletir sobre sua vida a fim de descobrir as bênçãos de Deus. Elas são experimentadas de diferentes maneiras: a provisão, a proteção e a salvação estão entre as maiores bênçãos recebidas de Deus. Sua bondade também aparece quando nós atentamos para o que esta ao nosso redor. Saúde, família, amigos e ministérios estão entre as mais escolhidas bênçãos de Deus. Podemos ainda antecipar bênçãos futuras, através das palavras proféticas.
Deus promete continuar nos abençoando enquanto estamos aqui na terra e na vida futura no céu.
As benção maravilhosas de Deus deveriam ser relembradas e não abandonadas ao esquecimento. O mesmo Deus gracioso que perdoa pecados, cura doenças, resgata vidas e derrama misericórdia também promete bênçãos incontáveis!!!
E o melhor de tudo é que Ele não exige nada em troca!!
“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia; quem farta de bens a tua velhice, de sorte que tua mocidade se renova como a da águia.” Salmos 103. 2-5
sábado, 16 de agosto de 2008
Comissionado para ir
- Mediante a palavra escrita (Rm 10:141-15)
- mediante as boas obras (Tg 2:14-17)
- mediante o exemplo de um novo caráter (Mt 5:16,20)
A mais importante manifestação do Espírito Santo na vida do Cristão é que ele será testemunha da vida e dos mandamentos do Senhor (At 1:8). ele deve estar sempre pronto a pronunciar o Seu nome, falar sobre as suas obras admiráveis, dar a razão da nossa esperança e contar a outros o seu sacrifício e a vida abundante que Ele oferece agora e por toda a eternidade (I Pe 3:15).
Quando os incrédulos virem os membros da igreja dando generosamente do seu tempo, recursos e amor para cumprir o dever de todo cristão, serão incentivados a glorificar o Pai (Mt 5:16).
sábado, 9 de agosto de 2008
Dia dos pais
para pai de seja lá quem for,
para aquele pai que já se foi,
para o pai que acaba de chegar.
para aquele pai que perdeu seu filho,
para o pai que acabar de ganhar um filho.
para o pai adotivo, para o pai de consideração.
para os pastores que são como pais.
emfim, para todos os pais,
UM FELIZ DIA DOS PAIS
E UM ABRAÇÃO DE URSO BEM APERTADO!!
Pai, por trás da sua barba
Quem disseque por de trás daquela barba
Quem disse
Quem foi que falou
Quem foi que pensou,
Quem é que achou
Quem foi que determinou
Pai, você me escolheu filho,
Feliz dia dos pais, meu PAI.
sexta-feira, 1 de agosto de 2008
As três peneiras
Olavo foi transferido de projeto, logo no primeiro dia, para fazer media com o novo chefe, saui-se com esta:
- Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva.
Disseram que ele nem chegou a terminar a frase, Juliano, o chefe, aparou:
- Espere um pouco, Olavo. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
- Peneiras? Que peneiras chefe?
- A primeira, Olavo, é a da verdade. Você tem certeza de que esse fato e absolutamente verdadeiro?
- Não. Não tenho não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram. Mas eu acho...
E novamente Olavo é interrompido pelo chefe:
- Então sua historia já vazou a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira que é a da bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
- Claro que não! Deus me livre, chefe – diz Olavo,assustado.
- Então, - continua o chefe – sua historia vazou pela segunda peneira.
- Vamos ver a terceira peneira, que é a da necessidade. Você acha mesmo necessário ma contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante?
- Não chefe. Passando pelo crivo dessas peneiras, vi que não sobrou nada do que eu iria contar – fala Olavo, surpreendido.
- Pois é, Olavo, já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras? Diz o chefe e continua:
- Da próxima vez em que surgir um boato bobo por ai, submeta-o ao crivo destas três peneiras:
Verdade
Bondade
Necessidade.
Antes de obedecer o impulso de passá-los adiante porque:
PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDEIAS,
PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS,
PESSOAS MEDIUCRES FALAM SOBRE PESSOAS.
Pense nisso antes de sair por ai fofocando sobre as pessoas!
domingo, 29 de junho de 2008
Aceitando sua missão!!
Marcos
8 - 35 Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
Foi o próprio Deus que fez de nós o que somos e nos deu uma nova vida da parte de Cristo Jesus; e muito século atrás, Ele planejou que gastássemos essa vida em auxiliar aos outros.
Você acha mesmo que você aceitou a Cristo para ser apenas um “esquenta banco”?
Se você pensa assim esta na hora e perder essa mentalidade de gafanhoto e crescer, e aprender que Jesus nos chama para continuar a Sua obra.
Não pense você que simplesmente seu lugar é sentado em um lugar que já esta até com o formato de suas nádegas. Não! Absolutamente não!
Você tem um chamado não se cale!
Você foi criado para servir a Deus. Você foi posto neste planeta para uma missão especial.
(Deus)... Nos criou para que fizéssemos as boas obra que Ele já havia preparado para nós. Ef 2:10
Entende que você tem um chamado, não importa onde é o seu chamado o importante é cumpri-lo com amor!!
Sirvam aos seus senhores e boa vontade, como servindo ao Senhor, e não aos homens porque vocês sabem que o Senhor recompensará cada um pelo bem que praticar., seja escravo, seja livre. Ef. 6:7-8
Deus te chama para evangelizar para ganhar almas!!
Ouça a voz do seu chamado!
Disse o Senhor a Jeremias: Antes que o fizesse no útero da sua mãe, eu o escolhi. Antes que você nascesse, eu o separei para uma obra especial. Jr 1:05
Antes mesmo de você nascer deus já havia planejado um futuro pra você! Uma obra única e especial que só você pode fazer! Porque só você é capaz de realizar a obra que o Senhor predestinou a você!
Você foi salvo para servir a Deus. Você não foi salvo pelo serviço, mas para o serviço.
Foi Ele quem nos salvou e nos escolheu para o seu santo trabalho, não porque merecêssemos mas, porque esse era o Seu plano.
Por causa da infinita misericórdia de Deus, entregue-se completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao Seu serviço.
Você foi comprado por alto preço! Portanto, glorifica a Deus com o seu próprio corpo!
I Co 6:20.
Quando a sogra de Pedro, foi curado por Jesus, ela instantaneamente se levantou e começou a servi-lo, usando seu novo dom de saúde. Somos curados para ajudar aos outros!
Você foi chamado para servir a Deus independentemente do seu emprego ou carreira. Você é chamado para ser um cristão servindo em tempo integral.
Isso não quer dizer que você tenha que largar seu emprego e família. Não! De jeito maneira! Isso significa que você tem que ser uma benção onde quer que fores!
Romanos 8 - 29 - 30 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
Deus nos salvou e nos chamou para sermos seu povo. Não foi por causa do que temos feito, mas porque este era o seu plano e por causa da sua graça.
Você foi chamado para falar das excelentes qualidades de Deus que o Chamou, foi chamado e agora pertence a Deus e tem uma vida útil no serviço de Deus.
Você juntamente com seus irmãos em Cristo são um único corpo de Cristo Jesus, e cada um é um membro separado e necessário a Ele.
A ordem é servir a Deus. Jesus veio para “servir” e para “dar”. Esses dois verbos também devem servir para definir sua vida na terra. Mt 20:28
Algum dia Deus irá comparar quanto tempo e energia gastamos conosco, em relação ao que utilizamos para servir aos outros.
Pois todos nós compareceremos diante do tribunal Divino, e cada um prestará contas de si mesmo.
Servir é o caminho para a verdadeira importância. Eu posso te garantir que é por meio do ministério que descobrimos o verdadeiro significado da vida!
Todos temos um significado e função como parte do membro de Seu corpo.
Quero que você pense como tudo isso o torna mais importante, não menos por causa daquilo que você é a parte.
Porque somos criação de Deus, realizada
Marcos
16 - 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
terça-feira, 3 de junho de 2008
Tempo de Seca
Hoje alguém me disse que estamos entrando em um tempo de seca no Brasil. Mesmo sabendo que existem estações de chuva e de seca, tal comentário perturbou meu coração profundamente. Será que estamos entrando em um tempo de seca no Brasil no que diz respeito à Igreja? Espero que não, mas, se for verdade o que podemos ou devemos fazer enquanto essa estação não chega?
É necessário orar e buscar ao Senhor para entendermos o momento que estamos na Igreja Brasileira. Precisamos da direção e presença do de Deus. Nosso orgulho e pretensões humanas precisam ser colocados de lado. Humildade de coração é necessária para conseguirmos enxergar o que está preparado para nós.
terça-feira, 27 de maio de 2008
Dias de 36 horas!!
O estranho mundo do século XXI é o curioso artigo de uma enciclopédia publicada em 1950. Além das típicas previsões de ficção científica, como viagens espaciais e veículos voadores, há uma que poderíamos chamar de “ficção social”: “No ano 2000 o homem será mais escravo do tempo, pois disporá dele para seu gozo pessoal. As coisas estarão organizadas de tal maneira que seu horário de trabalho permitirá o atendimento de todas as suas necessidades.” Ninguém precisa de muita observação para ter certeza de que esta previsão não se cumpriu, e está muito longe de se tornar realidade. Nunca o homem trabalhou tanto, mesmo contando com todas as maravilhas da tecnologia, e nunca teve tão pouco tempo para o atendimento de suas necessidades.
De casa para o trabalho, do trabalho para a Igreja, da Igreja para casa... Moral da história, precisávamos de dias com 36 horas, mas sinceramente eu faço tantas coisas que 36 horas talvez seria bem pouco, comparado ao tempo que eu disponho.
O problema é que andamos tão tomados pelo ativismo que nos esquecemos disso.
Eu olhei espantada afinal ter uma discípula era algo novo para mim, ainda mais tendo discípula sem dar discipulado!
São tantas reuniões, cultos e ensaios que o contato mais próximo, pessoal, gente com gente, vai sendo deixado de lado, pois não há tempo livre para isso.
Talvez se os dias tivessem 36 horas, ou quem sabe 48 horas, conseguíssemos dar conta de tudo o que temos que fazer.
Mas desde que o mundo é mundo – com exceção de dois eventos, um na época de Josué, quando a seu pedido Deus fez para o sol, e outro, na do rei Ezequias, que orou e fez a sombra do sol retroceder – os dias tem 24 horas. Ao longo de toda a história humana, foi dentro deste período diário que todos tiveram que desenvolver suas atividades.
O problema não esta no andar dos ponteiros do relógio, mas nas prioridades. A vida moderna exige que nos dediquemos a coisas demais. Inclusive e principalmente na Igreja.
Temos de ajustar nossa vida toda para focá-la no que é principal, intransferível, ordenado pelo Senhor da Igreja a cada um de nós.
Senão, corremos o risco de quando Ele voltar e pedir contas da tarefa que nos delegou, termos de responder envergonhados: “Sabe que é, Senhor? Não deu tempo...”
domingo, 25 de maio de 2008
Bem Distantes...
A grande paixão de certa mulher era cuidar de suas rosas. um dia ela foi até o jardim com o propósito de pegar algumas delas para colocar em uma jarra. Selecionou as mais bonita se ao aproximar-se da que julgava ser a mais bela de todas,tomou todo o cuidado na hora de cortá-la. Enquanto seu braço estava junto à roseira, sentiu, de repente, algo frio enrolando-se nele. Ela tirou rapidamente o braço da roseira e, para seu horror, viu que havia ali uma serpente negra enrolada. Apavorada ela sacudiu fortemente o braço até que a serpente se soltou. Daquele dia em diante ela não mais se aproximou de suas roseiras. Seu ódio, medo e aversão a serpentes eram mais fortes do que a atração pelas rosas de seu jardim.
Bem-aventurados somos nós quando, pela graça do Senhor, temos aversão pelo pecado e pela morte espiritual que ele causa. Mesmo quando nos sentimos atraídos pelas ofertas sedutoras que o mundo proporciona, resistimos pelo fato denão querermos desagradar a Deus. Os prazeres carnais insistirão sempre, mas pelo temor do Senhor preferiremos nos manter afastados.
A Palavra de Deus nos adverte que de nada vale ganhar o mundo inteiro e perder a alma. Sabemos que isso é verdade porque não há maior prazer e maior alegria do que estar na presença do Senhor. Por maiores que sejam os encantos do mundo, são passageiros e enganosos e não se comparam aoregozijo experimentado quando vivemos sob a direção doSenhor Jesus Cristo.
Com Jesus no coração a nossa diversão é maior e mais segura.
Ele nos mostra os melhores lugares e nos acompanha a todos eles. A nossa felicidade é verdadeira e eterna porque não esconde ciladas ou enganos, não nos leva à perdição e nem nos deixa em dúvidas sobre aonde ir e o que fazer.
Cada um de nossos dias é recheado de conquistas e vitórias e mesmo quando nos vemos sob uma tempestade passageira, nos socoração continua alegre porque a nossa mão está firme nas mãos do Senhor e sentimo-nos protegidos e guiados em todas as circunstâncias.
quinta-feira, 15 de maio de 2008
O Reconhecimento Que Realmente tem Valor
Uma grande multidão estava reunida na rua, em frente a umhotel em Glasgow, Escócia.
Eram torcedores dando asboas-vindas e comemorando ruidosamente o retorno do time local que acabara de chegar da Inglaterra, após uma grande vitória. No mesmo instante um pequeno homem entrava, sem ser notado, no hotel. Ele não tinha nenhuma importância para a multidão. Ele era apenas o descobridor da penicilina.
Qual o nome daquele time? Não sabemos.
Qual era seu principal jogador? Talvez nem seus torcedores se lembrem.
Mas até hoje, em qualquer lugar do mundo, todos reverenciam o trabalho maravilhoso de Alexandre Fleming, que tanto bem trouxe à humanidade com a sua penicilina.Muitas vezes ficamos chateados por não sermos distinguidos pelo bom trabalho que executamos. Esforçamo-nos ao máximo para dar o nosso melhor e nem sempre somos reconhecidos.
Muitos que julgamos sem grande valor recebem aplausos e nós,continuamos no anonimato. Mas será que, realmente, ninguém nos nota?
Deus sempre vê o que fazemos. E não há maior notoriedade do que a que vem do nosso Senhor. O reconhecimento humano pode durar apenas alguns dias, mas o valor que o Senhor nos dá permanece para sempre.
Quando nos oferecemos para servir a Deus, qual o nosso propósito?
Quando estendemos a mão a alguém, demonstrando o amor que está em nós através da pessoa de Jesus, o que desejamos receber em troca? Quando nos apresentamos à liderança de nossa igreja, dizendo que pode contar conosco,estamos aguardando as congratulações ou o fazemos por gratidão a Deus?
Aquela viúva colocou suas pequenas moedas na caixa de ofertas sem esperar nada em troca. Ninguém notou o que ela fez, mas desde aquele dia até hoje, dois mil anos depois, o Senhor está dizendo ao mundo: "Ela deu mais do que todos os demais."
terça-feira, 13 de maio de 2008
Orar com consciência
Daniel 09:03 Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza.
Um grande homem de oração na Bíblia foi Daniel.
Ele orava três vezes ao dia, e por causa de sua oração chegou a ser jogado na cova dos leões.
Em Daniel 9:3 encontramos uma fórmula de como orar corretamente.
Daniel fala que orou ao Senhor e jejuou, e o mais importante, pediu perdão e se arrependeu.
A primeira coisa que ele faz ao buscar a Deus é confessar os pecados seus e do povo. Devemos fazer o mesmo ao entrarmos diante do Pai.
Pecados não confessados podem ser uma barreira a bloquear nossas orações diante de Deus.
Filipenses 4:6 diz que não devemos andar ansiosos, mas nossas necessidades devem ser colocadas diante de Deus em oração.O Diabo é acusador. Muitas vezes Deus não pode liberar as bênçãos pois Satanás está diante dele nos acusando. Nós falhamos, mas temos o sangue de Cristo que nos purifica de todo o pecado.
Entre na presença do Senhor tomando posse da sua misericórdia que se renova a cada dia.
Entre na presença do Senhor com a consciência de que você leva o nome Dele!
sábado, 10 de maio de 2008
Dia das Mães! Eita data pra lá de especial!!
Foto: Thiara Mandelli sua Filhinha Luara
Engraçado falar de mãe, porque na verdade dia das mães tem que ser todo dia!
E mais engraçado ainda é que se perguntar pra quem quer que seja quem é a melhor mãe do mundo, a resposta vai ser sempre a mesma, o que muda é o nome da mãe!
Para minha mamãezinha, para sua, para todas UM FELIZ DIA DAS MÃES!
>Comercial da Marisa.
Mãe...
Palavra tão pequenina,
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".
Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.
"Não criei o dia das mães para ter lucro"
O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.
Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.
Cravos: símbolo da maternidade
Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.
No Brasil
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
quinta-feira, 8 de maio de 2008
Busca pela Arca
Origem
A Arca é a primeira construção mencionada no livro do Êxodo. Sua construção é orientada por Moisés, que por sua vez recebera instruções divinas quanto à forma e tamanho do objeto. Na Arca estavam guardadas as duas tábuas da lei; a vara de Aarão; e um vaso do maná. Estas três coisas representavam a aliança do Deus YHVH com o povo de Israel. Para judeus e cristãos a Arca não era só uma representação, mas era a própria presença de Deus.
Construção
A Bíblia descreve a Arca da Aliança da seguinte forma: caixa e tampa de madeira de acácia, com 2 côvados e meio de comprimento (um metro e onze centímetros ou 111cm), e um côvado e meio de largura e altura (66,6 cm). Cobriu-se de ouro puro por dentro e por fora. - (Êxodo 25:10 a 16)
Para transportá-la foram colocadas quatro argolas de ouro puro, cada uma, nas quatro laterais da mesma, duas de um lado e duas do outro, para que varais pudessem ser encaixados. As varas para este transporte eram de acácia também e toda recoberta de ouro puro. As varas eram metidas nas argolas de ouro e assim a Arca da Aliança era transportada pelo meio do povo. Os varais não podiam ser retirados da arca após sua colocação.
Sobre a tampa, chamada Propiciatório "o Kapporeth", foram esculpidos dois querubins de ouro ajoelhados de frente um do outro, com os rostos voltados um para o outro, com as asas esticadas para frente, tocando-se na extremidade. Suas faces eram voltadas uma para a outra e as asas cobriam o propiciatório encontrando-se como um arco, dum modo defensor e protetor. E se curvavam em direção à tampa em atitude de adoração. (Êxodo 25:10-21; 37:7-9) Esta peça era uma peça só, não sendo fundidas em separado. Segundo relato do verso 22, Deus se fazia presente no propiciatório no meio dos dois Querubins de ouro em uma presença misteriosa que os Judeus chamavam Shekinah ou presença de Deus.
Dentro da Arca havia as tábuas com os Dez Mandamentos escritos por Deus, um pote com Maná e o cajado de Arão que floresceu.
A Arca fazia parte do conjunto do Tabernáculo, com outras tantas especificações. Ela ficaria repousada sobre um altar também de madeira coberto de ouro, com uma coroa de ouro ao redor. Como os hebreus ainda vagavam pelo deserto no momento da construção da arca, esta precisava ser carregada, e por isso a previsão para os varais.
Somente os sacerdotes levitas poderiam transportar a arca ou tocá-la. Apenas o Sumo-Sacerdote uma vez por ano, no dia da expiação, quando a Luz de Shekiná se manifestava, entrava no santíssimo do templo. Estando ele em pecado, morreria instantaneamente.
Outros relatos bíblicos se referem ao roubo da arca por outros povos inimigos de Israel, que sofreram chagas e doenças enquanto tinham a arca em seu poder. Homens que a tocavam que não fossem levitas ou sacerdotes morriam instantaneamente.
Função e simbologia
A partir do momento em que as tábuas dos Dez Mandamentos foram repousadas no interior da Arca e esta foi fechada, ela é tratada como o objeto mais sagrado, como a própria representação de Deus na Terra. A Bíblia relata complexos rituais para se estar em presença da Arca dentro do Tabernáculo (o que normalmente era feito por algum sacerdote levita).
Segundo os relatos, Deus revelava-se como uma figura etérea que se manifestava sobre os querubins que esticavam suas asas sobre a Arca. Tocar a Arca era um ato irreverente punido severamente, e a Bíblia conta de alguns casos em que pessoas tiveram morte instantânea apenas por tocar na Arca (em I Samuel, um israelita (Uzá) tenta agarrar a Arca que está caindo no chão, e mesmo assim é morto). Os varais permitiriam que ela fosse transportada sem que fosse tocada.
A Arca como instrumento de guerra
A Arca representava o próprio Deus entre os homens. A crença na presença ativa de Deus fez com que os hebreus, por várias vezes, carregassem a arca à frente de seus exércitos nas batalhas realizadas durante a conquista de Canaã. Inicialmente, a presença da Arca era suficiente para que pequenos contingentes hebreus aniquilassem exércitos cananeus inteiros, e quando os comandantes hebreus dispensavam a Arca, sofriam derrotas desastrosas.
Ainda restava o assentamento de sete Tribos de Israel na Terra de Canaã para que a conquista estivesse completa, quando Josué determinou a construção de um Tabernáculo permanente na cidade de Siló, onde a Arca ficaria protegida.
A captura da Arca pelos Filisteus e seu retorno
Nos últimos anos do período dos Juízes de Israel, a Arca da Aliança era guardada em Siló pelo sacerdote Eli, e seus filhos Hofni e Finéias. O profeta Samuel era jovem, e recebera uma revelação divina condenando Eli e seus filhos ao julgamento, por causa de crimes cometidos por seus filhos.
Neste tempo, segundo o relato bíblico, os filisteus invadiram a Palestina, vencendo o exército israelita próximo à localidade de Ebenézer. Os israelitas, vendo-se em situação adversa, apelaram para a Arca, e a trouxeram de Siló. A maldição sobre Eli teria tido lugar, pois a Arca não surtiu efeito na batalha: os israelitas foram derrotados, e a Arca foi capturada. Os filhos de Eli foram mortos. Eli, ao saber da notícia, caiu de sua cadeira e morreu com o pescoço quebrado.
Os filisteus teriam tomado a Arca como butim de guerra, e a levaram ao templo de Dagom, em Asdode. O relato bíblico conta que a simples presença da Arca naquele local foi o suficiente para que coisas estranhas ocorressem: por duas vezes, a cabeça da estátua de Dagom apareceu cortada. Em seguida, moléstias (hemorróidas, especificamente, além de um surto de ratos) teriam assolado a população de Asdode, inclusive príncipes e sacerdotes filisteus, o que fez com que os príncipes daquela cidade enviassem a Arca a Ecrom, outra cidade filistéia. Porém, em Ecrom a população reagiu negativamente à presença da Arca, e a enviou de volta ao território de Israel numa carroça. O tempo de permanência da Arca na Filístia teria sido de sete meses.
A carroça, puxada por vacas, parou em Bete-Semes, onde foi recebida por um certo Josué (personagem diferente do Josué, comandante da Conquista de Canaã). Os bete-semitas, movidos pela curiosidade, olharam para o interior da Arca, e morreram instantaneamente. Em seguida, foi transportada para Quireate-Jearim, onde ficou aos cuidados de Eleazar por 20 anos.
A Arca em Jerusalém e o Templo de Salomão
No início de seu reinado, Davi ordenou que a Arca fosse trazida para Jerusalém, onde ficaria guardada em uma tenda permanente no distrito chamado Cidade de Davi. Com o passar do tempo, Davi tomou consciência de que a Arca, para ele símbolo da presença de Deus na Terra, habitava numa tenda, enquanto ele mesmo vivia em um palácio. Então Davi começou a planejar e esquematizar a construção de um grande Templo. Entretanto, esta obra passou às mãos de seu filho Salomão.
No Templo, foi construído um recinto (chamado na Bíblia de "oráculo") de cedro, coberto de ouro e entalhes, dois enormes querubins de maneira à semelhança dos que havia na Arca, com um altar no centro onde ela repousaria. O recinto passou a ser vedado aos cidadãos comuns, e somente os levitas e o próprio rei poderiam se colocar em presença da Arca.
Desaparecimento
A Arca permaneceu como um dos elementos centrais do culto a Deus praticado pelos israelitas durante todo o período monárquico, embora poucas referências sejam feitas a ela entre os livros de Reis e Crônicas.
Em 587 a.C (ou 607 a.C, segundo alguns estudiosos), Nabucodonosor, rei da Babilônia, invadiu o reino de Judá e tomou a cidade de Jerusalém. O relato bíblico menciona um grande incêndio que teria destruído todo o templo. A Arca desaparece completamente da narrativa a partir desse ponto, e o próprio relato é vago quanto ao seu destino.
Para os católicos que se utilizam da Septuaginta, Escrituras Sagradas na versão grega dos LXX, o desaparecimento da Arca é narrado no livro de II Macabeus, não aceito pelos protestantes e pelos judeus. Nessa situação o profeta Jeremias haveria mandado que levassem a Arca até o monte Nebo para ali a escondeu em uma caverna (II MAC Cap. 2).
" O escrito mencionava também como o profeta, pela fé da revelação, havia desejado fazer-se acompanhar pela arca e pelo tabernáculo, quando subisse a montanha que subiu Moisés para contemplar a herança de Deus. No momento em que chegou, descobriu uma vasta caverna, na qual mandou depositar a arca, o tabernáculo e o altar dos perfumes; em seguida, tapou a entrada. Alguns daqueles que o haviam acompanhado voltaram para marcar o caminho com sinais, mas não puderam achá-lo. Quando Jeremias soube, repreendeu-os e disse-lhes que esse lugar ficaria desconhecido, até que Deus reunisse seu povo e usasse com ele de misericórdia. Então revelará o Senhor o que ele encerra e aparecerá a glória do Senhor como uma densa nuvem, semelhante à que apareceu sobre Moisés e quando Salomão rezou para que o templo recebesse uma consagração magnífica." (II Mac, 2, 4-7, Bíblia Ave-Maria) Segundo relatos bíblicos, somente os israelitas descententes de Aarão (Da tribo de Levi),poderiam transportá-la,qualquer não-levita poderia ser consumido por Deus ao tocá-la, por isso que é improvável que a mesma tenha sido destruída.
A busca pela Arca
A Arca da Aliança desapareceu da narrativa bíblica depois do incêndio ao Templo de Jerusalém. Por isso, não há certezas da sua existência nem da sua destruição. É possível que, antes de atear fogo ao Templo, os soldados de Nabucodonosor tenham tomado todos os objectos de valor (incluindo a arca coberta de ouro) e a levado como prémio pela conquista. Uma vez em posse dos babilónicos, ela pode ter sido destruída para se obter o ouro, ou ter sido conservada como troféu. Babilónia também foi conquistada posteriormente por persas, macedónios, partos e outros tantos povos, e seus tesouros (incluindo possivelmente a Arca) podem ter tido incontáveis destinos possíveis.
De qualquer modo, ela tem sido um dos tesouros arqueológicos mais cobiçados pela humanidade, e inúmeras expedições à Mesopotâmia e à Palestina foram realizadas, sem sucesso. Existem hoje em vários museus réplicas da Arca baseadas nas descrições bíblicas, mas a verdadeira jamais foi encontrada.
O cineasta George Lucas inspirou-se na busca pela Arca para o roteiro de seu filme Raiders of the Lost Ark (intitulado Caçadores da Arca Perdida, no Brasil; Indiana Jones e os Salteadores da Arca Perdida, em Portugal).
Para muitos a Arca foi trazida pelo filho do Rei Salomão, com a Rainha de Sabá (rainha da atual Etiópia). E está guardada em um templo na Etiópia, onde um único Sacerdote pode vê-la.
terça-feira, 6 de maio de 2008
Alegria
Alguns olham para a bíblia com os 10 mandamentos e ensinos sobre os pecados e a pureza, e concluem que Deus é um desmancha-prazeres cósmico. Supõe-se que os limites de Deus sobre o nosso comportamento e relacionamento são barreiras que impedem a nossa diversão.
Nada poderia estar mais longe da verdade!
Este Salmos, nos da uma idéia muito claro da fonte de alegria.
O rei Davi, descobriu que ele não se alegrava em realizar todos os seus desejos. Em vez disso sentia-se infeliz quando pecava e recusava-se a confessar seu pecado. Davi só experimentara alegria quando tinha a consciência limpa.
O Exemplo de Davi mostra que a alegria provém de uma consciência limpa e de um relacionamento reto com Deus.
A única maneira de ser verdadeiramente feliz e alegre é ter comunhão com o Senhor o que só é possível quando nossa consciência esta limpa e experimentamos seu perdão.
Se confessarmos os nossos pecados, Deus irá perdoá-los e purificar-nos (I Cor. 1:8-9).
Assim como um jardim não pode viceja caso permita que o mato cresça descontroladamente, só conhecemos a plenitude da alegria quando permitimos que Deus limpe da nossa vida daquelas coisas que a sufocam.
O resultado da obediência a Deus não é o tédio, mas uma vida de alegria abundante!
sexta-feira, 2 de maio de 2008
Um desejo
Sempre que leio o livro de Atos, vejo o mesmo sentimento permeando o meu interior.
terça-feira, 29 de abril de 2008
Feliz Aniversário
Eclesiastes 4 - 12 Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.
Hoje, quando você acordar, eu quero que saiba o quanto tenho sido agraciada...
Por conviver com você, meu amado noivo esses meses.
Por termos sobrevivido a algumas brigas, discussões, a falta de fé, por mantermos até hoje nossa integridade perante os olhos do Senhor!
Eu hoje agradeço a Deus por ter te colocado em minha vida, e fazer com que eu valorizasse você.
Eu te amo desde o dia em que nossos olhos se cruzaram a primeira vez....
E de lá pra cá aprendi que o amor se transforma...
Que a paixão passa com o tempo... E se não houver confiança, respeito e mútua admiração seria impossível manter nossas palavras... Se não houvesse amor, amor de verdade seria impossível termos uma relação tão harmoniosa quanto a nossa!
Eu te amo porque desde o primeiro dia você tem permanecido amoroso.
Eu te amo porque você sempre soube esperar pelo meu sorriso, ainda que ele custasse a aparecer...
Eu te amo porque você teve que enfrentar uma cultura e um ritmo totalmente diferente do seu e não fez isso apenas por me amar, mas por amar acima de tudo Deus!
Eu te amo porque sempre esteve sei que sempre estarás ao meu lado quando eu mais precisar!
Eu te amo porque me cativastes desde o primeiro dia em que te vi! Eu te amo porque você jamais largou a minha mão nem por um segundo...
Te amo porque me perdoaste sempre!
Porque todos os dias você me faz sentir a mulher mais especial do planeta.
Não, não do planeta não do Universo!
Te amo por sempre acreditar nos meus sonhos....
Eu te amo por fazer dos meus sonhos, seus sonhos também!
Por ser fiel a Deus
Por servir a Deus
Por confiar em Deus
Por orar pela minha vida,
Por jamais criticar ou abandonar as pessoas que amo
Por sonhar comigo
Por se imaginar velhinho ao meu lado
Eu te amo por você somar comigo e não subtrair
Te amo porque Deus não poderia ter me dado melhor noivo,amigo e companheiro para enfrentar o que passamos e o que ainda iremos enfrentar juntos!
Eu te amo tanto, que nem sei como descrever o que sinto por você...
Mas, agradeço imensamente a Deus, por nosso amor ter nascido primeiro no coração d’Ele.
Agradeço a Deus ser sua noiva... ser sua auxiliadora, ser sua ...eternamente sua!
Sei que Deus vai restaurar os nossos sonhos... todos eles...
E fazer de nossas vidas um referencial pra esta geração!
E especialmente hoje, desejo a você no seu aniversário, que o Senhor derrame muito mais do seu amor, da sua sabedoria e do seu caráter sobre você.
Pois você é o cuidado de Deus na minha vida!!!!!
Um cordão de três dobras, eu, você e Deus, não se pode quebrar!
Eu te amo eternamente... Ao infinito e Além!!!
Sua vida: Heloize Tavares
segunda-feira, 28 de abril de 2008
CHEGOU SUA HORA MORRER ? VOCE TEM CERTEZA QUE ESSA É A VONTADE DE DEUS PARA VOCE?!!?
Admitir, baseados em nossa condiçao fisica e emocional, que o nosso tempo terminou, é um erro de nossa parte, nós, ao contrario, devemos ter convicção clara da parte de Deus no que diz a resperto a nossa partida.
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Prioridades na oração.
Quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta atrás de ti, ora ao teu Pai que esta em secreto, e o teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. (Mt 6:6)
Há um princípio de prosperidade na palavra de Deus que devemos fazer valer em todas as áreas da nossa vida. Se damos as primícias a Deus, todo o restante será abençoado (Rm 11:16).
Isso serve para nossa vida financeira, para nossa família e também para nosso tempo. Quando estamos dispostos a dedicar o melhor do nosso tempo para buscar Sua face, Ele faz render o que sobra para cuidarmos de nossos próprios afazeres e somos bem sucedidos.
Ao nos mandar entrar no quarto e fechar a porta atrás de nós, o Mestre está nos falando de prioridade e qualidade para Deus.
Prioridade porque, ao fechar a porta, deixamos do lado de fora e em segundo planos todas as pessoas e compromisso para nos dedicar primeiro a Deus, como fez Maria, mesmo debaixo das pressões de sua irmã Marta, que valorizava mais o ativismo do que se dedicar a Deus (Lc. 10:38-42).
Em se tratando de tempo pessoal com Deus, é importante que tenhamos um lugar tranqüilo para buscá-Lo, um lugar onde nada e ninguém nos chamará a atenção, a não ser Deus.
Muitas pessoas não conseguem manter uma vida abundante de oração porque não separam um tempo determinado para isso. Decidem a orar, mas não determinam quando e nem por quanto tempo. Assim, acabam permitindo que outros compromissos ou necessidades interfiram no espaço reservado a Deus.
Ter vida de oração é relacionar-se livre e imediatamente com Deus, manter com Ele diálogo e gozar o privilégio de Sua presença. Isso implica contato dinâmico que envolve todo o nosso ser (espírito, alma e corpo). Orar a Deus pelas manhãs assim que levantarmos traz uma comunhão e uma paz maravilhosa para o resto do dia.
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Deus perdoa quem perdoa
segunda-feira, 14 de abril de 2008
Até o limite da honra - Batalha Espiritual
mas prepara os escolhidos!
Embora muitos tenham vindo de Elites, de grandes feitos de guerras, tenham muitos títulos e um enorme currículo… muitos não passarão do treinamento proposto. Porque ele não é somente espiritual, mas vai mexer com as emoções e o corpo. Muitos irão desistir! A maioria.
Sua força será tirada até a última gota de sangue. Seu “lar” será um campo de treinamento de onde só os mais fortes vão sair; as necessidades diárias básicas e os afazeres dos seres humanos serão descartáveis. Somente os que foram verdadeiramente eleitos ou predestinados para o Ministério conseguirão. Como sabemos? Estatística! É um fato histórico. A decisão é sua.
O que nunca foi pedido a ninguém será pedido a você. A dor será sua aliada, o sofrimento, seu companheiro. Mas eles o manterão acordado, com os olhos fitos no Alvo. Quem suporta a dor e o sofrimento será forjado.
Este treinamento não é para todos. Toquem o sino e serão poupados.
Para isso, é preciso humildade e reconhecimento da verdadeira posição a que você se destina. Não discuta com o destino.
Muitas vezes não haverá limite de tempo para o trabalho, e o tempo dos seres humanos normais não será levado em conta. Você viverá o que ninguém vive; não terá consolo de ninguém; praticamente nenhuma mão se estenderá para levantá-lo quando estiver prostrado. Não lhe darão crédito, desprexarão o que não conhecem; e quando precisar de um ombro, estará só. Porque faz parte aprender a estar só.
Só a força do General (Jesus), a Força do Senhor dos Exércitos, pairará sobre você, sobre aqueles que elegeu e predestinou. Quando chegar o tempo do descanso, enquanto outros descansam e tiram férias ao sol, você continuará trabalhando! Seu treinamento durará dia e noite!
Os de fora do treinamento não o compreenderão, por isso srá injustiçado e caluniado muitas vezes. As feridas que lhe serão causadas sararão… mas deixarão marcas eternas. Que ninguém entenderá, e muito menos acreditará que elas existam.
Especialmente as mulheres… preparem-se! Seu treinamento será tão rigoroso, ou até mais, do que o dos homens. Algumas escondem por baixo da aparência frágil a determinação da águia, a força do urso, acoragem do leão. E estas serão poupadas em nada!
Quer desistir? Toque o sino!
O treinamento será tão duro que você simplesmente terá a impressão da guerra já ter começado… mas é só um “risco calculado”. Assim será, cada vez mais intenso… até se tornar real!
Na guerra, dois é igual a um; e um é igual a nada! Aqueles que foram treinados como você - aqui ou em qualquer outro lugar do mundo, mesmo que agora sejam invisíveis - esses serão seus aliados, aqueles com quem você se tornará um! Porque, como você, experimenteram… e passaram… e sabem exatamente do que estamos falando.
Durante o treinamento, além de tudo o que ele exigirá de você, além de arrancar a sua pele, moldar o seu caráter e fortalecer seu espírito… quando não lhe restar força no corpo, na mente e na alma… que esperar de homens que não sabem o que é isso?
Esbarará em todo tipo de problema. Brigas por posição, corrupção, descrédito, mentiras, invejas, rancores e jogos de poder. Discursos bonitos com palavras doces e suaves serão feitos para acusá-lo e incriminá-lo por erros que não cometeu. Serão movidos por interesses humanos e diabólicos. Enfrentará oposição de todo tipo. Dos inimigos e dos “amigos”. Estará sozinho.
Mesmo assim, o treinamento - por mais intenso e descomunal que seja - ainda tem bases controladas. Mas, quando passado pela formalha e te mandarem para a Front de batalha, então a guerra será real! E te exigirá tudo o que foi aprendido nos anos anteriores, quando passou pelas agruras que a maioria desconhece.
Contará com os que foram, como você, provados no mais alto grau que o ser humano possa suportar, e terminaram aprovados. E com o general que te comissionou, e que jamais te abandonará. O senhor dos exércitos!
Então sua vida não fará mais parte deste mundo, pois seus olhos comtemplarão o alvo, somente o alvo(que é Cristo). E o impossível que se faz possível pelo poder sobre ti derramando, em nome de Jesus, o Cristo!
Se você é um destes que vai passar, ou está passando, por tal treinamento… o conheciemento é a chave para estratégia contra o inimigo!
Extraído do livro Rastros do Oculto - Daniel Mastral e Isabela Mastral
terça-feira, 8 de abril de 2008
Os céus poclamam a Glória de Deus
sexta-feira, 4 de abril de 2008
CHAMADOS PARA FORA!
A palavra igreja, no grego ekklesia, significa “chamados para fora”.
Chamados para fora dos valores profanos, mundano que hoje tem se misturado na igreja do Senhor, e assim, pela graça de Deus, introduzidos no Reino de Deus.
Sendo assim, levemos o reino de Deus às nações, de preferência, à começar por nossos próprios irmãos que estão sempre ao nosso lado, deixando a cada um deles o exemplo de Cristo.
Evangelismo e missões nasceu e está primeiramente no coração de Deus. É impossível entender e viver o evangelismo e a missão sem antes conhecer verdadeiramente à Deus e compreender seu projeto para a humanidade.
Quando Deus, o criador dos céus e da terra, formou o homem a sua imagem e semelhança, deu à ele algumas virtudes, entre elas, o livre arbítrio para tomar suas próprias decisões. O homem então, decide pecar e desobedecer ao Senhor que o havia criado, fazendo com que a comunhão que existia entre Deus e o homem fosse rompida, afinal, luz e trevas não se misturam.
Ao mesmo tempo que é gerado uma tristeza no coração de Deus devido a rebeldia do homem, existe um amor tão grande pela sua criação, a ponto D'Ele fazer uma promessa acerca da maior missão que a humanidade conheceria da parte de Deus. Ele entregou seu próprio filho, que é Santo, justo e perfeito para morrer crucificado, a fim de que, todos os que cressem n'Ele alcançassem misericórdia e fossem restituídos na presença do Senhor.
O preço que Deus pagou para cumprir sua missão, entregando seu próprio filho, simplesmente porque Ele nos amou de tal maneira, é um valor incalculável para o homem entender ou pagar.
Quando falamos de evangelizar e fazer a missão, que começou no coração de Deus, e tem se estendido ao longo da história, devemos ter, ou ao menos buscar a ter, a mesma intensidade de amor para com o próximo, como Deus teve por todos aqueles que hoje desfrutam de uma nova vida em Cristo Jesus.
Se hoje você está em Cristo, não é mérito seu, é a graça de Deus que te alcançou através de alguém que entendeu a missão inicial de Deus, e contagiado por esse amor, levou essa mensagem até seu coração e você fez a escolha certa.
As nações, o mundo, hoje vive dias difíceis, devido a multiplicação do pecado e a falta de temor ao Senhor. Todos choram, clamam, gemem de dores, se fecham em seus próprios anseios, e buscam de qualquer forma encontrar alívio para suas almas e remédio para suas dores. A graça de Deus não cessou, sua compaixão continua a mesma e seu amor acessível à todos, porém, é a igreja de Cristo na terra que parece ter se esquecido do benefício de Deus para com ela, a forma como ela estava até Cristo resgatá-la com seu imenso amor, e como é que a igreja vive hoje, debaixo das misericórdias do Senhor e sua bondade para com todos, e se assim não fosse, já estaríamos consumidos pelos nossos próprios pecados.
Sendo assim, queridos e amados irmãos, retornemos ao princípio da verdadeira missão de Deus para a humanidade, de amar e se preciso for, entregar-se a si mesmo para ver Cristo plantado em cada coração, à começar dentro de nossas próprias comunidades evangélicas-cristãs, que hoje, muitas vezes, se rivalizam umas com as outras, esquecendo que, enquanto isso, milhares de vidas estão sendo destruídas por diversas influências malignas que agora atua no mundo.
Sejamos a influência de Deus para uma nação tão machucada pela carência de amor, desigualdade social, opressões diversas.
segunda-feira, 31 de março de 2008
Minha luta
Quando eu não posso conter